Por Prof. Ailton Feitosa
A
utilização do computador na sociedade contemporânea é imprescindível, pois,
fazemos uso dessa ferramenta praticamente em todas as ações do cotidiano como,
por exemplo, as instituições bancárias usam para consultar extratos, saldos,
depósitos, efetuar pagamentos, etc. As relações pessoais também sofreram
grandes impactos com o advento do computador e de tantas outras tecnologias [1],
como a televisão, rádio, tablets, smartfone, iphone, ipod, ipad. Assim,
palavras como Internet, Twitter, Orkut, msn, facebook etc., são termos que
incorporamos ao nosso vocabulário do dia a dia.
Nessa perspectiva Kenski (2003:72/93) afirma que: “a opção pelo ensino
com o computador (...) exige alterações significativas em toda a lógica que
orienta o ensino e a ação docente em qualquer nível de escolaridade (...) o
ponto fundamental da nova lógica de ensinar (...) é a redefinição do papel do
professor”. Dessa forma ao ter acesso à tecnologia, os professores podem pensar
em como elas aprimoram práticas cotidianas, tais como no uso de vídeos e
apresentações para expor conteúdos. A tecnologia pode ainda ser usada para ampliar
as possibilidades educativas, ao permitir que os alunos explorem fenômenos de
forma simulada, pesquisem conteúdo na internet, façam suas próprias produções
etc.
http://www.infoescola.com/pedagogia/avancos-tecnologicos-e-seus-impactos-na-educacao/
Realmente, as novas tecnologias melhoraram e muito a vida dos alunos e dos professores.
ResponderExcluirAs novas tecnologias, quando bem utilizadas, são ferramentas muito eficazes.
ResponderExcluirParabéns!
Obrigado, por sua participação!
ResponderExcluir